rondini_-_m.pngrondini_-_m_9559.png

@2019.www.assessoriasegurancadotrabaho.com.Todos os direitos reservados.eservados

logomeganet.png curso_nr_10seguranca_em_instalacoes_eletricas_3331.pngcurso_nr_35_trabalho_em_altura_1716.png

011 9 6193 5139         011 2506 6205 - 013 3513 0959 - 019 3114 8486

 

SERVIÇOS
COM ELETRICIDADE
NR 10

 


TRABALHO

EM ALTURA, 
CURSO  
NR 35 

NR 5 - Curso da Cipa em Bragança Paulista - Curso para Cipeiros 20 horas em Bragança Paulista.

Cipa NR 5 Bragança Paulista - Curso/Treinamento Cipa NR 5 Bragança Paulista.

Ministramos o curso da NR 5 Cipa em Bragança Paulista. Cipa NR 5 realizado na sua empresa em Bragança Paulista e região.


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho/CIPA,visa a proteção da saúde dos trabalhadores dentro das empresas. A constituição de órgãos dessa natureza dentro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os países que se industrializaram.

 

A participação dos trabalhadores nesses órgãos tem variados a depender do nível de democracia e da organização, força e poder de representação da classe trabalhadora em cada país. 

No Brasil, esta participação, prevista na CLT, se restringe a CIPA, onde os trabalhadores formalmente ocupam metade de sua composição após eleições diretas e anuais.

 

O que é CIPA?


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança.

 

A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.

 

Qual objetivo da CIPA?


O objetivo básico da CIPA é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Confira a seguir quais as principais atribuições de uma CIPA, requisitos para sua formação e modo de funcionamento. 

Como a CIPA é formada?


A organização da CIPA é obrigatória nos locais de trabalho seja qual for sua característica - comercial, industrial, bancária, com ou sem fins lucrativos, filantrópica ou educativa e empresas públicas - desde que tenham o mínimo legal de empregados regidos pela CLT conforme o quadro 1 da NR-5. A CIPA é composta por representantes titulares do empregador e dos empregados e seu número de participantes deve obedecer as proporções mínimas na NR –5.

  

Quanto ao registro da CIPA?


A empresa deve solicitar ao órgão do Ministério do Trabalho o registro da CIPA através de requerimento, juntando cópias das atas de eleição, instalação e posse com o calendário anual das reuniões ordinárias e o livro de atas com o termo de abertura e as atas acima mencionadas transcritas.


O requerimento e as cópias das atas datilografadas devem ser em duas vias, sendo que uma via será devolvida protocolada pelo agente fiscalizador. O registro deve ser feito no prazo máximo de dez dias após a data da eleição. Comunicada a DRT, uma cópia protocolada deve ser enviada ao setor responsável pela segurança do trabalho na empresa. Após ter sido registrada na DRT, a CIPA não pode ter o seu número de representantes reduzidos nem pode ser desativada antes do término do mandato, ainda que haja redução de empregados na empresa.


Entre em contato com a Rondini assessoria de segurança do trabalho e deixe por nossa conta a elaboração da Cipa NR 5 da sua empresa.

 

somos_fortes.jpgdsgn_732_substrate_middle.pngdsgn_732_substrate_middle.pngcinto_seguranca_equipamento_trabalho_em_altura.jpgWhats_Rondini_Seg_do_Trabalho.pngcontato-telefone.pngPróximas turmas.Clique !